quarta-feira, 2 de maio de 2012

Entrevista com o grupo Uclanos de Poços de Caldas

 Grupo Uclanos - Poços de Caldas
Eles acabam de gravar o videoclipe da musica Afro Soul (teaser abaixo), que teve a participação de Nelson Triunfo. O grupo  Uclanos está no cenário do hip hop há 12 anos, originários de Poços de Caldas MG, Flávio o Suburbano, Mb2 José Roberto Moraes e LuAfri Lucimara Roberta, são os integrantes, em 2009 participaram do programa Astros do SBT e ficaram com o vice lugar. O grupo hoje em dia é conhecido nacionalmente, nos Estados Unidos e também Europa.   




Entrevista 
- Porque do nome Uclanos? 
Flávio - No início tivemos problemas em colocar nomes comuns,e logo apareciam grupos com o mesmo nome, aí surgia a ideia de criar um nome, U de um, Clã de grupo de pessoas, NÓS da última sílaba de Urbanos,antigo nome, aí ficou, UM CLÃ DE SUBURBANOS.

- Como foi participar do programa Astros do SBT ? Abriu as portas para o grupo? 
Flávio-  Foi sem dúvidas nenhuma,uma vitória pra todos nós,porque deu uma grande projeção ao grupo aparecer em rede nacional

- Como era no início do hip hop para vocês e agora como está? melhorou? ainda existe preconceito ou o rap hoje em dia está mais aceito pela sociedade?



Flávio -  A cena do Hip Hop aqui em Poços de Caldas era complicada, sem nenhum tipo de veículo de informação, não tinha as rádios nem internet, nada de revistas e nenhuma chance de se produzir rap no computador. Tudo isso levou alguns anos de persistência, muitos pararam e outros retomaram, mais foi uma experiência impar, aprendemos muito, ensinamos muito e hoje graças a Deus e muito trampo, podemos ver surgir MC´s ,B.BOY´S D.J`S que hoje tem tudo. Se tiver Don, e quiser realmente trabalhar, você grava um cd no PC em seu quarto e divulga pra milhares de pessoas com alguns clícs. Sem dúvidas melhorou 100%.
Esse preconceito existe e ainda e vai existir, tanto porque o rap bate de frente, não tem jeito, mais não faz diferença porque vemos ele crescer cada vez mais mesmo assim.

 - Como foi gravar o vídeoclipe ? Quais as dificuldades que vocês tiveram ?
Flávio -  A gravação desse clipe foi mais uma vitória, é um projeto preciso e esperado por muita gente, crescemos muito e adquirimos bastate experiêcias novas nesse trabalho, focamos muito na qualidade total, desde a história, os personagens que participaram, o equipamento usado, a direção e produção, tivemos o prazer de ter Nelsom Triunfo com nós, Vanessa Pimi dançarina do cantor Sertanejo Daniel, Gabi outra sensacional bailarina, entre tantos outros profissionais.
As dificuldades são inúmeras, principalmente financeira e contra o tempo também, porque o trabalho é delicado, mais vários empresários da cidade fecharam com nós e acreditaram na conclusão de mais um trabalho do Uclanos.

- Você acha que após o grupo ter sido reconhecido nacionalmente, isso ajudou para a alavancar o hip hop de poços?
Flávio - Ficamos conhecidos até fora do Brasil, nos EUA e Europa, através do programa, fomos felizes, porque fomos nós mesmos sem forçar nada, levando um tema firmeza sobre a união das raças , a Beleza é a Cultura Negra com o rap Afro Soul. 
Depois disso participamos de eventos importantes do Hip Hop Como o RPB e o HUTTÚZ, pro Rap no Interior é bem complicado, principalmente em relação a se profissionalizar e cobrar um cachê, e hoje temos condição de poder fazer isso,então já  é um grande degrau alcançado.
Eu tenho certeza que sim, que ajudou o hip hop de poços, pois serve de espelho, e surgiu vários grupos olhando pro lado profissional do Hip Hop, projetos, eventos e todos só tem a ganhar com isso, tanto socialmente quanto em boas experiências.

 - Como você vê essa "ONDA" do funk carioca no Brasil? ouvia-se muito rap nas periferias, hoje se ouve muito funk. Dê sua opinião sobre isso.

Flávio - Bom o Funk atual, tocado muito no Rio e conhecido como MIAMI BASS nos EUA, seu instrumental e muito envolvente e é mais um dos Ritmos africanos que chamam a atenção, era muito boa uma época passada onde as letras eram sociais e falavam de relacionamentos. Hoje infelizmente caiu na mão de aproveitadores que não ligam pra origem, visam só o dinheiro, isso explica as letras sexistas e a falta de criatividade. Hoje qualquer "Beldade" com um corpo se intitula M.C. e faz Funk sem saber nada sobre a origem. Resumindo, tem espaço pra todos e num futuro próximo realmente só ficará "quem é".


- Como você acha que está o momento do rap nacional hoje em dia ?
Flávio - Estamos no momento em que o rap é a bola da vez, e tem bastante grupo aproveitando positivamente isso, fazendo acontecer criando selos, distribuindo seus próprios trabalhos independentes. Vemos a evolução nos clipes e músicas bem produzidas, a participação de renomes da música Brasileira.
A  internet tem uma parcela enorme de ajuda nisso, temos vários exemplos de trabalhos na rede,o Rap esta sendo visto como música, o Rap tem essa vantagem de ser concreto, nada que fazemos é passageiro e só tendo a crescer mais.


Teaser Videoclipe Uclanos - Afro Soul 



Rodrigo Castanho 

Nenhum comentário: