quinta-feira, 20 de junho de 2013

FESTIVAL VALORIZA ARTE DAS RUAS EM PASSOS


Foto: Departamento de Comunicação e Marketing FESP/UEMG

O terceiro Festival FESP Hip Hop da Paz, promovido pela FESP em parceria com a Polícia Militar, trouxe até Passos artistas de Monte Santo de Minas, Franca, São João Batista do Glória, Alpinópolis, Itaú de Minas e Três Corações, que representaram o movimento cultural, mostrando que o Hip Hop está conquistando seu espaço com talento e criatividade. O concurso de rap, dança de rua e grafite propõe o resgate da cultura marginal em nossa região.
O evento aconteceu na última sexta-feira (14), na quadra do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), com 13 participações. O RAP “Costas da Ralé”, do grupo Mathilha, da cidade de Monte Santo de Minas ficou em primeiro lugar; na categoria dança, o primeiro colocado foi o grupo Planet Breakers, de Franca (SP); e no concurso de grafite o campeão foi o painel do participante Hélvio de Aveiro.
O III Festival de Hip Hop também contou com a participação especial do grafiteiro Willian Carlos do Carmo, campeão na primeira edição do evento, em 2011, que fez uma tela de presente para o Festival. Os quatro painéis serão expostos em locais a serem definidos, nos blocos da FESP.

Show de dança no intervalo
Neste ano, o intervalo de apuração foi, mais uma vez, um show à parte. Os movimentos - quase acrobáticos - dos grupos de dança de rua empolgaram o público que se acotovelava para registrar, com fotos e vídeos, o desafio entre artistas de Passos e Franca.
O Festival de Hip Hop é uma forma de valorizar os artistas em uma oportunidade de encontro, troca de experiências e divulgação de talentos. As apresentações são gravadas pelo Departamento de Comunicação e Marketing da FESP que produz anualmente um DVD com os melhores momentos das apresentações e entrevistas.
O evento é coordenado pelas professoras Leila Maria Suhadolnik Oliveira de Pádua Andrade e Silvia Maria Oliveira Soares Maia.
Os jurados deste ano foram: Larissa Tatiane dos Santos, estudante de Moda, que já estudou a cultura Hip Hop para compor modelos inspirados no break e no grafite; o Rapper passense Dandinho; o 1º Sargento-músico, flautista da Banda de Música do 12º BPM, Silas das Merces; o jornalista Rodrigo Castanho, formado pela FESP e ex-integrante do grupo de Rap Resgate Humano e do grupo de street dance “Crazy of Dance”, e Nuclaia Marques, estudante de Educação Física da FESP.

Confira os classificados:
RAP:
1° lugar: “Costas da Ralé” – Monte Santo de Minas
2° lugar: “Vida Sofrida” - Alpinópolis
3º lugar: “Amigos de Infância” – Passos
Break:
1° lugar: Planet Breakers - Franca
2° lugar: Impact Fusion Crew - Passos
3º lugar: Crazy for dance - Passos
Grafite:
1° lugar: Hélvio Ferreira de Aveiro – Passos
2° lugar: Tácio da Silva Lobato e Cassiano Júlio Moreira - Itaú de Minas
3º Lugar: Eduardo Alves Cruz

Nenhum comentário: