sexta-feira, 16 de março de 2012

A cultura hip-hop


A cultura hip-hop

É uma cultura que nasceu na década de 70, nas ruas, precisamente nas periferias dos Estados Unidos, e hoje é presente em quase todos os países do mundo.

Hip-hop: O termo "hip" é usado no Inglês vernáculo afro-americano (AAVE) desde 1898, onde significa algo atual, que está acontecendo no momento; e "hop" refere-se ao movimento de dança ('’JET, April 2007”, Johnson Publishing Company pp.36–37).

São 4 elementos que sub-dividem o hip-hop:

1 - O MC (mestre de cerimônia) o cantor Rapper

2 - O DJ o maestro, o regente das musicas

3 - O B-boy o dançarino

4 - O Grafite a arte. A forma de expressão da cultura através de pinturas urbanas.


O Rap - Musica utilizada pelos rappers para se expressarem, em alguns casos os problemas sociais, de um bairro, cidade ou país. Esse estilo de musica, é usado em forma de protesto para denunciar abusos policiais contra as classes desfavorecidas, lutar contra o racismo, o preconceito e etc. 
Dexter - Rapper de SP 

O DJ (Disc-jockey) -  É uma espécie de maestro das ruas, seu equipamento é simples, um toca discos. Ele tem a função de reger as musicas que serão cantadas pelos rappers. É quem coloca a melodia nas letras das musicas, porem algumas grupos musicais podem vir acompanhadas de uma banda que reproduz o som que o dj faria.  
DJ

B-boy (Breakboy) - Dançarino, coreógrafo da cultura, seus passos tendem a ser sincronizados com a batida das musica rap.

B-boy Wagner - Passos MG 



O Grafite – A arte plástica da rua, a forma de se expressar através de pinturas urbanas, que geralmente são vistas nas periferias das grandes cidades do mundo todo.
Grafiteiro desenvolvendo sua arte.

Performance de alguns b-boys de Passos MG  

Referências:




Rodrigo Castanho

Nenhum comentário: