terça-feira, 6 de março de 2012

Entrevista com o grupo de rap Diálogo Aberto de Passos MG

Entrevista com Gleison Silva dos Reis, Mano Jay um dos percussores do hip hop na cidade de Passos e líder do grupo Diálogo Aberto. 
Rapper Jay Líder do grupo Diálogo Aberto - Passos MG

O Grupo Diálogo Aberto foi criado no ano de 1998, e há aproximadamente 15 anos que o grupo está na cena do hip-hop Passense 

Formação original eram: Mano Jay, Factor C e Dj Lano.

Segundo "Jay" O Grupo Diálogo Aberto, nasceu dentro de uma necessidade de dialogar com o seu próprio povo. Revelar as histórias da raça e buscar mais informações. 

Objetivo principal do grupo é trazer o povo  para sua própria realidade, nós precisávamos nos mobilizar sobre as mazelas, o abuso do poder policial nas periferias, nós precisávamos nos posicionar sobre isso.
Diálogo Aberto, é um nome em braile onde sua tradução quer dizer : NÃO AO ABUSO POLICIAL CONTRA OS NEGROS. 

- Como foi o começo do grupo ?

JAY - Na minha época quando comecei no rap, o racismo a discriminação tava em foco ainda.
Exemplo disso no Passos Clube não entrava negro, já fui barrado de entrar ali.
Mas uma vez conseguimos entrar lá e abrimos uma roda e fizemos um rap, muitas pessoas acharam estranho, outras nos aplaudiram.


- Da onde surgiu a ideia de montar o grupo ?
JAY - Eu precisava de um forma de falar para que o meu povo meu ouvisse, ai percebi que através do Rap eles conseguiram me ouvir. Ai nasceu o primeiro grupo chamado Expressão de MCS, o nome já dizia,  que queríamos nos expressar. 
Era eu, JB e Juarez a primeira formação. Pouco tempo depois o grupo acabou. Em uma reunião na casa do JB, eu conheci o Cláudio vulgo Factor C. Conversando decidimos montar um grupo de Rap, com uma única finalidade, trazer a verdade de uma cidade que até o momento havia sido calada, abafada por um sistema corrupto, assim nasceu o Diálogo Aberto.

- Como você comprara o rap de hoje com o da sua época ? 

JAY - Hoje o hip-hop em si ele ta mais fácil se chegar, mais infelizmente, os grupos que eu vejo hoje em dia, não tem um proposta. O que eles pregam no rap, eu não vejo dentro da comunidade convivendo com eles, é uma realidade que eles não vivem.

- O que seria um verdadeiro Rapper para você ?
JAY - A sigla MC, quer dizer Mestre de Cerimônia, mais o verdadeiro mestre de cerimônia, não é aquele que só sobe no palco, manda seu recado, é aplaudido, mas depois que desce dele, não vive aquilo que “pregou”.  O verdadeiro rap é aquele que tem um postura, tanto em cima do palco como fora do palco.

 - Qual sua opinião sobre os novos grupos de rap que veem surgindo "Os Grupo pops", e essa onda do funk ?
 JAY - É só uma onda uma hora isso vai passar. O rap ele é original, seja em qual estação, em qual tempo que for ele sempre estará ai, não cai, nem sobe, Permanece. E eu sou um soldado da "revolução farropilha".

  
Recado do Mano Jay: Um salve para o meu irmão Marcio do grupo Menny rap evangélico, para o Mano Lu (Luciano), para o grupo Sistema Anti Preconceito, e para todos o grupos de Passos MG. "O Hip- Hop é um troféu de um herói sem medalha", Valeu ! Aqui quem fala é Mano Jay Diálogo Aberto.







Vídeo Diálogo Aberto - Musica Jaqueta de Couro 


Rodrigo Castanho 

..:: Rap Mineiro .Com ::..













  



















Nenhum comentário: