quinta-feira, 22 de março de 2012

Evento de hip hop da Fesp movimenta cidade nesta sexta-feira


Evento de hip hop movimenta cidade nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira, 23 de março, a partir das 19h, na quadra do 12º BPMG, será realizado o II Festival Hip hop da Paz, Promovido entre a Fundação de Ensino Superior de Passos e 12º Batalhão de Polícia Militar de Passos.
O objetivo do evento é valorizar a cultura hip-hop da cidade de Passos, promovendo o incentivo à dança, música e artes populares das comunidades periféricas. “ Premiando uma expressão cultural como o grafite estaremos valorizando como arte uma expressão artística discriminada” Explica a coordenadora do festival, Leila Maria Suhadolnik.

A 2ª edição do Festival é a continuidade de um projeto entre Fesp e a Polícia Militar. Que visa fazer um trabalho preventivo com os jovens de Passos tirando-os do mundo do crime e estabelecer um diálogo entre a Fesp, a Polícia Militar e os grupos de hip hop.
Ano passado (2011), o evento foi na Avenida de Moda, quadra do D.A. da Fesp e os participantes eram todos de Passos. Esse ano também tiveram inscritos da região, como da cidade de Itaú de Minas, Conceição da Aparecida e Fortaleza de Minas.  Segundo uma das coordenadoras do evento Luciana Ricardino Grilo, “O Festival desse ano será um sucesso. O do ano passado foi o primeiro e foi excelente, neste ano queremos mais. A ideia é evoluir a cada edição. Conclui”.

Preconceitos

            O estudante de publicidade Lucas Magalhães Canoas, foi dançarino de break (b-boy) por dois anos, e ano passado foi convidado a ser jurado do Festival. Ele lembrou do tempo que era do hip-hop e que sofria com os preconceitos da sociedade e até do seu próprio pai, que o proibia algumas vezes de ir treinar. “ Hoje em dia eu superei isso, até em uma apresentação minha de hip-hop meu pai já foi me assistir. Tive uma experiência muito interessante sendo jurado do evento, relembrei meus tempos de b-boy e pude ver que cada vez mais a cultura hip hop vem crescendo e o melhor se livrando de antigos preconceitos”.
  “O Festival só tem a fortalecer a cultura Hip hop Passense, valorizando os movimentos da periferia, estará fortalecendo a educação, o respeito mutuo e preservação de valores e de expressões regionais”. Explica, Leila Suhadolnik coordenadora.
  
Mercado do hip-hop  

O hip hop surgiu na década de 70 nas periferias dos Estados Unidos, esse movimento era a forma dos moradores dos guetos americanos se manifestarem contra os problemas sociais da época. Hoje em dia essa cultura se popularizou tanto que já é encontrada em vários países do mundo todo.
Nos dias de hoje principalmente nos Estados Unidos e Europa, o hip-hop movimenta milhões de dólares em todo o  mundo, com shows, vendas de cds, roupas, assessórios etc. Existe uma publicidade forte que é encontrada nos videoclipes dos artistas, aonde se faz propaganda desde a meia que o cantor está usando, ao celular até o carro de luxo.  


Alguns dos principais nomes do hip-hop hoje são: Snoop Dog, Jay-z, 50 Cent, Eminen, Beyonce, Rihanna entre outros.

Snoop, Jay- z e Young Jezzy.





















Rodrigo Castanho 
















Nenhum comentário: