quinta-feira, 29 de março de 2012

II Festival Hip Hop da Paz consolida o movimento cultural em Passos


Um grande público esteve presente na última sexta-feira, 23 de março, na quadra do 12º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (12º BPMMG), em Passos, para prestigiar a segunda edição do Festival Hip Hop da paz, promovido entre a Fundação de Ensino Superior de Passos (FESP/UEMG) e a PMMG.
O evento disponibiliza as três modalidades do movimento Hip Hop que são grupos de dança, produções de painéis em grafite e composições de músicas inéditas. Nessa edição além da cidade de Passos, houve a participação de inscritos das cidades de Itaú de Minas, Conceição da Aparecida e Fortaleza de Minas.
A continuidade do projeto mostra o incentivo e o empenho que a FESP está oferecendo para tentar resgatar e estimular a cultura Hip Hop no sudoeste mineiro que há até pouco tempo tinha pouca evidência.
Para Fabio Pimenta Esper Kallas, presidente do Conselho Curador da FESP, “o objetivo do festival é divulgar e propagar a cultura de rua, quebrando os preconceitos da marginalização dessa arte”.
Grupo - Space Dance (CAPP)
O destaque desse ano foi o grupo Space Dance, grupo do CAPP (Centro de Aprendizagem Pró-menor de Passos), que venceu na categoria melhor grupo de dança (Breack). No ano passado o mesmo grupo ficou com o vice-campeonato. O segundo lugar ficou para Jean Carlo Ramos e o terceiro para Anderson Donizete do Nascimento (Dandinho), o qual é B-boy e dança há mais de 6 anos. “Amo essa arte, essa cultura. A dança de rua serviu como um resgate me tirando de coisas ruins do mundo e me abrindo os olhos para coisas belas”, conta Dandinho.
As melhores composições musicais inéditas ficaram classificadas da seguinte forma: 1° e 2º lugares: João Paulo da Silva Ribeiro com a música “Racismo” e “Uma ideia pra te conscientizar”, respectivamente. O compositor já participa do movimento Hip Hop há bastante tempo e inclusive possui um CD gravado de forma independente. O 3º lugar ficou para Guilherme de Castro Paiva com a música “Estudar sim, drogas tô fora!”. Os inscritos para a produção de painéis de grafite não compareceram e, consequentemente, não houve classificação para essa categoria.
Todos os participantes em todas as categorias, além de troféus, receberam prêmios. Para o primeiro lugar, uma caixa de som USB; para o segundo, um mini-system e para o terceiro um MP4. Além desses prêmios cada grupo irá ganhar 10 cópias do DVD de registro do Festival que será produzido e entregue pelo Departamento de Comunicação e Marketing da FESP. “Premiando expressões culturais como essas, estaremos valorizando como arte uma expressão artística que até pouco tempo era muito discriminada”, explica uma das coordenadoras do festival, professora Leila Maria Suhadolnik.
Hip hop da Paz 

Grande publico presente no festival 

B-boys no festival 

Apresentação Nor Castro - II Festival Hip hop da Paz
Performance B-boys -  II Festival hip hop da Paz
Texto: Rodrigo Castanho 
Fotos: Leidhy Silva 

Vídeos: Nor Castro
Fonte: Departamento de Comunicação e Marketing /Fesp

Um comentário:

Unknown disse...

Boa tarde sou o jp coloca video dos mc cantando pulfavor.