quarta-feira, 27 de junho de 2012

Entrevista Grupo Raciocínio tático – Três Corações MG


O grupo originário de Três Corações Minas Gerais, terra do maior jogador do mundo, Pelé. 
Raciocínio Tático grupo formado por Rafael Hernando (Rafael RT) Alexander Ribeiro (Alex R.) Bricio Silva (BNigno) Bruno Lopes (Bruno Lopes), desde de 2007estão no cenário do hip hop, o Rapper Rafael RT era B.Boy, Alex R. já havia participado de outros grupos, Bruno Lopes e BNigno eram integrante do grupo 3C também de Três Corações.

O idealizador do projeto Raciocínio Tático em 2007, O Rapper Rafael RT, Disse que o grupo passou por algumas mudanças até que se firmou com a entrada do Rapper Alex R. Então, gravaram uma Demo que distribuíam nos poucos eventos que conseguiam cantar. Certa vez rolou um evento no ShapaHouse, fomos todos animados íamos cantar 1 único som chegando lá pagamos para entrar e tocou rap, funk grupos locais ai chegou na nossa vez de cantar acabou o baile o organizador disse: - Volta amanhã que se pá vocês cantam. Na boa ficamos injuriados graças a Deus essa faze passou mas nos trouxe muita aprendizagem explicou Rafael.

Blog -  na sua opinião como está o hip hop brasileiro momento bom ou ruim ? por que ? 
Rafael - Tivemos Pelézinho se destacando mundialmente. Rapper’s vem se manifestando de forma mais aberta a respeito das lutas populares e sociais, indo além dos palcos, isso é mais que bom. O Rap inovando nas batidas e tal, acho que é um momento bom sim, pois tem muita coisa nova surgindo grupos bons que com a ajuda da Internet tem mandando suas mensagens e conseguindo atingir um público maior.

Blog - Como é o movimento hip hop ai na sua cidade ?
Rafael - Bom infelizmente fico triste em dizer mas nem sequer existe movimento pois muitos perderam a essência dos 4 elementos, os grafiteiros sumiram, B.Boys e Rapper’s não dividem o mesmo espaço, Dj’s visam lucro e migram para as baladas Funk. Desde que estamos nos corre se não me engano não teve nem um evento envolvendo o Movimento Hip Hop verdadeiro.


Blog -  Em um de seus clipes vocês se intitulam a" esquerda da periferia" explique o que é ser de esquerda no movimento hip hop?
Rafael -Acho que na verdade a grande maioria dos manos que integram o Mov. Hip Hop, representam a esquerda pois defendemos as mudanças em prol do povo ao invés de defendermos os lucros da minoria elitizada.
Tem comigo que ser de esquerda, não é defender um partido tá ligado, e sim brigar pelos interesses dos menos favorecidos, buscar de forma verdadeira igualdade, oportunidades para todos, progresso coletivo. Ao contrário do que a Direita induz a você, que é ser sempre individual competitivo e ambicioso.
O Rap não concorda que a maioria deva ser explora e descartada, o progresso deve ser para todos, somos maioria mano. É isso que representamos em nossos versos, batendo de frente com as opressões, acho que isso define ser de esquerda no movimento hip hop lutar pelos sem voz, para que alcancemos a igualdade.

Blog - Vi em uma de suas letras que vocês falam sobre o Pão e circo do governo federal, e falam sobre o atual governo como eles promovem políticas assistencialistas. e se referem ao bolsa família como Bolsa Esmola. 
Na sua opinião, nosso atual governo deixou de ser de esquerda ? por que?
Rafael - Sim, não tenho visto uma luta real pelo povo mano e quando digo povo digo os manos e minas sem moradia, com precariedade nos estudos. Não acho que programas de assistência acabem com a miséria mano isso é tampar o sol com a peneira, calcule quantas famílias estão vivendo de programas como Bolsa Família mano. Cadê a reforma Agrária, as creches pras mães deixar os filhos, a redução no desemprego um salário melhor? Tem deixado muito a desejar, e não tem defendido os interesses do povo.

Blog - O governo lula e agora com a Dilma, vocês acham que eles não fazem uma política para o povo ?
Rafael - Ao meu ver tudo que tem sido feito no Brasil, serve como digamos um cartaz para os gringos, tá ligado. O que eu digo tipo: Professores ganhando pouco, Famílias não tem moradia, vem sofrendo por não terem condições de pagar clínicas de tratamento para os filhos dependentes químicos, Hospitais Públicos na maior miséria, Pessoas sem moradias, corte na verba pública, falta de segurança, transporte público precário e caro, lugares sem saneamento básicos, impostos altíssimos e sem retorno enquanto isso, um empréstimo de mais de 1 bilhão de dólares para outro país. 
Sinto muito mais apenas ampliar programas de assistências e renomea-los, para mim não é trampar para o povo.


Vídeos do Youtube do grupo





  
 Rodrigo Castanho 




Nenhum comentário: